Para entender a automação industrial precisamos enxergar a evolução da indústria e seus meios de produção ao longo dos anos. Passamos por duas importantes revoluções que deram início a busca incessante do homem em produzir mais, em menos tempo.

A tecnologia traz consigo o vislumbre de novos horizontes para os mais diversos segmentos e um desses horizontes é a automação. Logística, transporte, construção civil e alimentos são alguns exemplos em que a automação vem trazendo resultados expressivos através dos conceitos de indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial.

Desse modo, podemos entender a automação industrial e a sua importância para o desenvolvimento econômico.

Tecnicamente a automação industrial consiste em integrar equipamentos físicos, com softwares que operacionalizam, gerenciam e monitoram o funcionamento de toda a estrutura. Tudo isso garante um total controle do ambiente fabril, além de possibilitar que cada parte desse processo seja personalizada e preparada de acordo com o segmento.

Algumas vantagens da automação industrial

Redução de custos

Você já deve ter ouvido falar do ditado “Tempo é dinheiro”, pois bem, a indústria 4.0 leva esse ditado muito a sério e traz processos produtivos cada vez mais ágeis e assertivos, reduzindo os custos de produção. Além disso, o processo diminui drasticamente as falhas sistêmicas, minimizando os prejuízos de uma rotina deficitária.

Total controle da produção

Através dos softwares de gerenciamento, é possível receber dados de todos os processos, possibilitando análises comparativas de setups, tempo de produtividade de cada setor, e status de equipamentos em tempo real.

Padrão de qualidade

Uma produção automatizada é assertiva e constante, isso faz com que os processos ocorram baseados em um padrão qualitativo sem deixar de ser quantitativo. Além disso, qualquer desvio que possa estar ocorrendo no processo produtivo é detectado no controle de qualidade que por sua vez corrige automaticamente a variável, sem necessidade de intervenção humana. O ambiente da fábrica, predefinido com ideal, também compõem o conjunto de variáveis para que a empresa possa atingir a meta de +produção -tempo +qualidade com o menor custo.

Tudo isso está atrelado a novos conceitos que tornarão a indústria cada vez mais produtiva e menos custosa, gerando benefícios não só para o setor, mas para a sociedade como um todo.

É importante que profissionais da indústria estejam preparados para acompanhar todo esse avanço e busquem caminhos e especialistas que os auxiliem para que o processo transformativo seja correto, e sem erros que possam postergar a evolução da empresa em um mercado tão competitivo.

A Install, que possui mais de 20 anos de expertise, sabe bem da importância de um projeto bem elaborado e executado na resultante final que se resume em produzir mais, no menor tempo com ótima qualidade e com o menor custo.  e oferece uma solução completa e personalizada em automação industrial.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *