Com o advento da tecnologia, computadores e sistemas eletrônicos tornaram-se um aliado da indústria e maximizaram a produção exponencialmente. Essas ferramentas evoluíram e possibilitaram a programação de softwares, que capacitaram ainda mais os meios de produção no século XXI, surgindo assim os sistemas supervisórios da indústria automatizada.

Os sistemas supervisórios oferecem ao usuário um amplo volume de dados sobre todo ambiente de produção em tempo real. Com uma dashboard personalizada e sensores integrados aos softwares, é possível identificar diversos problemas instantaneamente como aumento da pressão de uma caldeira, o desvio de um produto do seu percurso no processo de produção, ou do superaquecimento de um painel elétrico. Resolvê-los antes que seja gerado quaisquer tipos de acidentes e/ou prejuízos é fundamental e pode ser ponto determinante dentro da indústria.

Vantagens do sistema supervisório

Aumento da produção

Como dito anteriormente, o sistema é capaz de fazer uma leitura de diversos setores fabris em tempo real. Com essas condições é possível reduzir drasticamente o tempo de parada dos equipamentos por mal funcionamento. Tais funções ajudam a manter todo o processo funcionando por mais tempo, maximizando a produção e gerando uma maior lucratividade.

Redução de acidentes

A rápida identificação de falhas na produção e em equipamentos pode ser ponto crucial na hora de evitar um incêndio em uma máquina ou o ferimento de um profissional em uma prensa. Esses pontos são só um exemplo entre dezenas que podem ocasionar acidentes em um ambiente de produção. E um bom sistema supervisório pode evitar cada um deles.

Redução de custos

Com leituras precisas dos dados, o sistema evita com que seja necessário o deslocamento de um profissional para realizar verificações em equipamentos com mal funcionamento, isso reduz o tempo da identificação de problemas, evitando que algo pequeno se torne um problema maior, como citado no tópico anterior. Além disso, o funcionário pode dedicar-se em setores mais produtivos e menos fatigante.

Dados e mais dados

A alta capacidade em gerar dados ao usuário faz dos sistemas supervisórios um ótimo aliado nas decisões estratégicas. Identificar possíveis melhorias na produção, perceber variações de rendimento de equipamentos e realizar comparativos nos métodos de produção, são pontos importantes em que os dados do sistema fará toda a diferença na sua rotina.

Conclusão

Uma análise simples é capaz de identificar a importância dos sistemas supervisórios não só na rotina de um equipamento, mas para o desenvolvimento econômico da indústria e, principalmente, na redução de acidentes.

A Install sabe disso e a mais de 20 anos vem se aperfeiçoando. E por conta disso se tornou referência no mercado de desenvolvimento de supervisórios personalizados e eficientes, oferecendo solução completa para automação industrial.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *