Pouco lembrado e sem muito holofote na construção de uma obra industrial, os painéis elétricos são muito mais do que apenas um aglomerado de fios com a função de ligar equipamentos e iluminação. Ele é peça vital na segurança e eficiência do seu ambiente de produção.

Produzidos em gabinetes metálicos, os painéis elétricos devem seguir diversas normas e padrões que garantem a segurança da sua rotina fabril, desde sua estrutura até peças como cabos, disjuntores, barramentos e alimentadores.

Segurança

Algumas normas são importantes e são requisitos básicos para que sejam evitados acidentes. Um desses requisitos é a certificação TTA (Type Tested Assembly) que garante uma estrutura capaz de suportar ambientes e situações adversas, evitando curto circuitos e, consequentemente, incêndios. Esses equipamentos são testados exaustivamente para que toda a segurança esteja garantida nessas situações.

Outra norma que cabe destaque é a NR-10, que garante, através de testes, a saúde de profissionais que trabalham diretamente com esses equipamentos.

Eficiência

Cabe destacar também a eficiência de um projeto elétrico com painéis pensados e projetados para cada planta. A qualidade das instalações pode fazer a diferença na economia, uma vez que evita danos a aparelhos e equipamentos elétricos, aumentando sua vida útil e sua performance no dia a dia de produção.

Conclusão

Apesar de ser vista como uma parte do projeto onde pode-se reduzir custos, a segurança e eficiência que painéis de qualidade oferecem provam o contrário. Menores investimentos na parte elétrica podem acarretar grandes prejuízos a longo prazo, além de colocar em risco a segurança e integridade de funcionários e produção.

A Install sabe disso e há 20 anos desenvolve painéis com alto nível de segurança, seguindo diversas normas nacionais e internacionais, visando maximizar a eficiência e garantir a integridade dos profissionais e do processo produtivo.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *