Dentro de um processo tão grande quanto o da automação industrial, diversos componentes são importantes possibilitando que um grande projeto tome forma. Porém, dentro desse “todo”, um componente chama muita atenção, é o CLP.

O CLP ou Controle lógico programado, é um computador adaptado para indústria, ele é capaz de suportar adversidades do meio, como temperatura, vibrações e sujeira. Intervenções externas, através de malwares, também não afetam o CLP e além disso tudo, evita erros como, travamentos, queda de sistema e rompimento de arquivos.

Função do CLP

Como o próprio nome diz, a principal função do CLP é o controle. Com ele é possível controlar o maquinário através de comandos pré-programados. Além disso, o CLP é capaz de receber dados de diversos componentes, possibilitando um ajuste mais preciso e assertivo de toda a produção.

Importância do CLP

Por se tratar de um aparelho de controle, o CLP possui uma importância vital no gerenciamento dos processos. Fazer com que os componentes funcionem sempre em sua capacidade máxima e de forma otimizada, garante que a produção seja maximizada, gerando maiores lucros. Ademais, todo esse monitoramento faz com que possíveis defeitos sejam previstos, evitando um custo maior de manutenção a médio e longo prazo.

Conclusão

Conhecer os principais componentes da automação pode ser o ponto chave de uma produção de sucesso e rentável. Um foco no investimento nesses materiais é fundamental para conquistar essa rentabilidade. A Install sabe da importância de cada ponto de um projeto de automação e há mais de 20 anos desenvolve soluções no segmento para ajudar industrias a atingirem um maior nível de eficiência.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *